
Entrou em vigor em Blumenau uma medida que promete aumentar a segurança de mulheres e pessoas idosas que utilizam o transporte coletivo urbano. O projeto, de autoria da vereadora Cristiane Loureiro, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Egidio Ferrari na última quinta-feira (18).
Pela nova lei, esses grupos não precisam mais usar exclusivamente os pontos de ônibus para embarcar ou desembarcar à noite. Eles passam a ter o direito de entrar ou descer em locais que considerem mais seguros, desde que o local esteja dentro do trajeto normal da linha.
A regra vale diariamente entre 22h e 5h. Nesse período:
- para embarcar, basta fazer sinal com a mão ao motorista no trecho da rota;
- para descer, é suficiente avisar o cobrador ou motorista o ponto desejado.
Os ônibus, porém, continuam obrigados a respeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro, parando apenas em locais onde a parada seja permitida e não ofereça risco.
Fora desse horário, segue valendo a regra geral para todos os usuários: o embarque e desembarque devem ocorrer somente nos pontos oficiais de ônibus espalhados pela cidade.
Imagem: Ilustrativa / Paulo Matias

