
No primeiro dia do “cerco” às motos elétricas em Blumenau, a fiscalização resultou na apreensão de sete veículos na manhã desta segunda-feira (25). A operação, realizada nas imediações da Vila Germânica, contou com a participação da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que intensificaram as blitze para garantir o cumprimento das normas de circulação já estabelecidas em nível nacional.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), dois ciclomotores foram guinchados por estarem sem emplacamento e cinco autopropelidos por trafegarem em velocidade acima da permitida. A prefeitura informou que as ações vão continuar nos próximos dias em diferentes pontos da cidade.
O reforço na fiscalização ocorre após o aumento no número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo: foram registrados 22 casos somente até a primeira quinzena de julho. Muitas pessoas abordadas demonstraram desconhecimento sobre as regras, como a obrigatoriedade de limitar a velocidade em 32 km/h para que o veículo seja classificado como autopropelido.
Nos casos de ciclomotores, a lei é ainda mais rigorosa: eles podem atingir até 50 km/h, mas exigem habilitação específica para circular pelas ruas. Adolescentes a partir dos 16 anos podem conduzir os modelos autopropelidos, desde que respeitadas as condições legais.
Imagem: SMTT – Blumenau