
Com 224 mil doses recebidas, estado se prepara para iniciar a vacinação contra a gripe no dia 7 de abril. Este ano, a vacina protegerá contra os vírus H1N1, H3N2 e B.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina deu início, nesta semana, à distribuição das vacinas contra a gripe para as Gerências Regionais de Saúde. A ação visa garantir que todos os municípios do estado tenham as doses disponíveis para o início da campanha de vacinação, que está prevista para começar no dia 7 de abril.
A primeira remessa de vacinas, composta por 224 mil doses, chegou ao estado no dia 24 de março. A vacina deste ano será eficaz contra as cepas do vírus influenza H1N1, H3N2 e B, que são responsáveis pela maioria dos casos de gripe registrados anualmente.
Quem pode se vacinar?
Este ano, a vacina contra a gripe foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, com a inclusão de novos grupos prioritários. A imunização estará disponível para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, sendo oferecida ao longo de todo o ano para esses públicos. Já para trabalhadores da saúde, puérperas, pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente, a vacina será disponibilizada dentro da estratégia da campanha de vacinação.
Nos próximos dias, a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) irão definir os detalhes da Estratégia de Vacinação, com foco na organização das unidades de saúde e cronograma de distribuição.
Foto: Robson Valverde/Governo de SC
#VacinaçãoSC #Gripe2025 #SaúdePública #Imunização #SantaCatarina #CampanhaDeVacinação #VacinaContraAGripe #Prevenção #SaúdeEmDia