
Matrículas na Rede Estadual de Ensino entram na reta final
O último período de matrículas para a Rede Estadual de Ensino de 2025 tem início nesta segunda-feira (10) e segue até quarta-feira (12). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Secretaria de Estado da Educação (SED), oferecendo uma última chance para estudantes que buscam uma vaga nas escolas estaduais com disponibilidade remanescente.
A seleção das vagas será feita por ordem de acesso e conclusão do cadastro no sistema. O processo de matrícula também leva em consideração o zoneamento, ou seja, a escola escolhida deve estar próxima à residência ou ao local de trabalho dos responsáveis pelo estudante. Aqueles que precisarem de suporte para realizar a inscrição podem buscar assistência diretamente na secretaria da unidade escolar desejada.
Para a conclusão da matrícula, é necessário apresentar a documentação exigida na unidade escolar até o dia 14 de fevereiro, dentro do horário de funcionamento da instituição. Os documentos requeridos incluem:
- Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade do estudante;
- Cópia do CPF do estudante;
- Histórico escolar (com prazo de entrega de até 30 dias após o início do ano letivo);
- Atestado de frequência informando o ano/etapa cursado em 2024;
- Cópia do comprovante de residência atualizado (de até três meses);
- Uma foto 3×4 (opcional);
- Carteira de vacinação e/ou declaração da Unidade Básica de Saúde;
- Cópia do CPF do pai, mãe ou responsável legal.
Os responsáveis devem comparecer à escola no prazo estabelecido e seguir as diretrizes do edital, respeitando os critérios de documentação e zoneamento.
Início do Ano Letivo
As aulas na rede estadual começam oficialmente nesta segunda-feira (10). Entre as novidades para 2025 estão a implementação do projeto piloto do método IntraAct de alfabetização e a ampliação do ensino de inglês para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Foto: Divulgação/SED