
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com os municípios, decidiu ampliar a faixa etária da vacinação contra a dengue. A medida foi definida na primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira (6). Com a mudança, os municípios que já vacinam adolescentes de 10 a 14 anos poderão incluir também jovens de 15 e 16 anos na imunização.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a ampliação busca reforçar o combate à dengue, especialmente diante da baixa adesão à vacina. “Nosso objetivo é imunizar o máximo de pessoas ainda no verão para salvar vidas”, afirmou. Cada município terá autonomia para organizar a ampliação, considerando a disponibilidade de doses e a necessidade de completar o esquema vacinal. Atualmente, 76 municípios das regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste já aplicam a vacina.
A Secretaria da Saúde também solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da oferta de vacinas para outras regiões, incluindo Foz do Rio Itajaí, Extremo Oeste e Xanxerê. Atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue no estado é de 43,95% para a primeira dose e apenas 20,65% para a segunda.
O superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, reforçou que os municípios já podem iniciar a ampliação do público-alvo. Ele destacou a importância de manter a reserva para a segunda dose, essencial para garantir a eficácia da vacina, que deve ser aplicada com um intervalo de 90 dias entre as doses.
Foto: Silviane Mannrich/ SES