
Reunião define construção de moradias e autorização para vistorias técnicas.
Uma nova reunião sobre a manutenção da barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, reuniu, nesta segunda-feira (17), representantes do governo estadual, prefeitos da região e lideranças indígenas. O encontro teve como objetivo discutir a segurança da estrutura e as demandas da comunidade local.
Estiveram presentes o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, os prefeitos de José Boiteux e Vitor Meireles, além de representantes de sete das nove aldeias situadas na área. Durante a reunião, foi ampliado o número de moradias previstas, passando de 30 para 43 unidades habitacionais, além da construção de duas igrejas e casas paroquiais, atendendo a reivindicações da comunidade.
O governo estadual obteve autorização para que equipes técnicas realizem vistorias na barragem, considerada essencial para a segurança dos moradores do Vale do Itajaí. “Nossa gestão trabalha para resolver essa dívida histórica com a comunidade indígena, enquanto avançamos na manutenção da estrutura”, afirmou o secretário Mário Hildebrandt. As primeiras inspeções, conduzidas pela Defesa Civil e pela Celesc, estão programadas para esta quarta-feira (19).
Além disso, o processo de georreferenciamento para a construção das moradias será conduzido pelas Defesas Civis de José Boiteux e Vitor Meireles, em conjunto com os moradores. A medida é um passo fundamental para a abertura do processo licitatório e o início das obras.
Foto: Divulgação/Governo do Estado