
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reuniu-se nesta quarta-feira (26) com o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e os prefeitos das cinco maiores cidades do estado para discutir medidas voltadas à população em situação de rua. O encontro contou com a presença dos gestores de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Itajaí, além de representantes do governo estadual.
Uma das principais decisões do encontro foi a criação de um sistema estadual unificado para cadastrar as pessoas em situação de rua, possibilitando um levantamento mais preciso sobre a realidade desse público. “Já saímos com um ponto comum: vamos fazer um cadastro centralizado do próprio Estado de Santa Catarina para saber exatamente quantas pessoas existem nessa situação”, afirmou Jorginho Mello.
A Fecam será responsável por coordenar um grupo de trabalho, que terá até o dia 31 de março para apresentar ao governo estadual um conjunto de ações para enfrentar o problema. O objetivo é traçar o perfil dessas pessoas, identificar sua origem e buscar soluções eficazes para a reintegração social.
Além dos prefeitos e do governador, participaram da reunião os secretários estaduais da Casa Civil, Segurança Pública e Assistência Social, o procurador-geral do Estado e a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos. O encontro reforça a articulação entre Estado e municípios para enfrentar o crescimento da população em situação de rua em Santa Catarina.
Foto: Divulgação/Governo Estadual