
A intensa onda de calor que atinge Santa Catarina continua a elevar as temperaturas acima dos 40ºC em diversas regiões do estado. Segundo a Defesa Civil, o calor extremo e a sensação de abafamento devem persistir até sexta-feira (14), com dias marcados por manhãs quentes e temperaturas que sobem rapidamente ao longo do dia.
As máximas devem chegar a 35ºC na maioria das regiões, enquanto no Planalto Sul os termômetros devem registrar em torno de 30ºC. As condições mais severas estão previstas para o Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e todo o Litoral catarinense, onde as temperaturas variam entre 35ºC e 37ºC, podendo superar os 40ºC em pontos do Litoral Norte.
Combinado ao calor intenso, a chegada de uma frente fria deve provocar instabilidades climáticas entre a tarde e a noite desta quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Está prevista a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo.
Os fenômenos climáticos mais intensos nesta quarta devem se concentrar no Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis — especialmente nas áreas serranas — e no Vale do Itajaí. Na quinta-feira, a frente fria avança e leva instabilidade para toda a metade leste do estado, atingindo também o Meio-Oeste catarinense.
O risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e queda de árvores é considerado alto nessas regiões. Nas demais áreas do estado, o risco é moderado. As autoridades recomendam que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e tome precauções diante da instabilidade climática prevista.
Foto: Reprodução/The Weather Channel