
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e produzido pelo Globoplay, foi anunciado nesta segunda-feira (9) como um dos indicados na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Globo de Ouro 2025. A última indicação do Brasil na categoria ocorreu em 2005, com “Diário de Motocicleta”, também dirigido por Salles.
A obra disputa o prêmio ao lado de títulos como:
• “Tudo Que Imaginamos Como Luz”
• “Emilia Pérez”
• “A Garota da Agulha”
• “The Seed of the Sacred Fig”
• “Vermiglio”
A atriz Fernanda Torres, estrela do filme, também foi indicada na categoria Melhor Atriz, competindo com nomes de peso como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.
Baseado no livro de memórias homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa faz um alerta universal sobre os perigos do fascismo ao contar a história pessoal e marcante da família do autor. O filme conta ainda com um reencontro breve, mas significativo, entre Fernanda Montenegro e Walter Salles, além de uma interpretação arrebatadora de Fernanda Torres.
Após conquistar o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e atrair elogios da imprensa internacional, “Ainda Estou Aqui” estreou no Brasil em 7 de novembro. Desde então, vem sendo apontado como a maior chance do país em mais de duas décadas de alcançar uma indicação ao Oscar.
Com sua narrativa sensível e poderosa, o filme já é comparado a marcos do cinema brasileiro, como “Central do Brasil” (1998) e “Cidade de Deus” (2002), e reafirma o talento nacional no cenário cinematográfico internacional.
Foto: Divulgação