
Um casal sofreu queimaduras gravíssimas após a explosão de um botijão de gás na quitinete onde residia, em Blumenau, na manhã deste domingo (2). O homem, de 44 anos, e a mulher, de 50 anos, tiveram cerca de 95% dos corpos atingidos pelas chamas, com suspeita de comprometimento das vias aéreas devido à inalação de fumaça e calor extremo.
O incidente ocorreu por volta das 8h40, na Rua Luiz Abry, no bairro Salto. A residência afetada é uma casa mista de dois andares, onde, no pavimento superior, funcionam um bar e a moradia dos proprietários – que não foram atingidos pela explosão. Já na parte inferior, há três quitinetes, sendo que a explosão devastou uma delas, deixando os dois moradores gravemente feridos.
Assim que o alerta foi recebido, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), do SAMU e da aeronave Arcanjo-03 foram mobilizadas para o resgate. Devido à gravidade dos ferimentos, o homem foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio, enquanto a mulher foi levada ao Hospital Santa Isabel para receber atendimento especializado.
Felizmente, os ocupantes das outras duas quitinetes não sofreram ferimentos. Uma delas estava vazia no momento da explosão, e os moradores da outra não foram atingidos.
De acordo com a análise preliminar dos bombeiros, o botijão de gás estava localizado do lado de fora da quitinete, porém, houve um vazamento de gás dentro do imóvel, o que pode ter provocado a explosão. As chamas se espalharam rapidamente, atingindo a parte interna da moradia e danificando o assoalho do piso superior.
As causas do acidente ainda são desconhecidas, e uma perícia técnica será realizada para identificar os fatores que levaram à explosão.
Imagem: CBMSC