Criminosos estão enviando mensagens via SMS com o texto “NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL! Suspensão da CNH em andamento” e um link para um site falso que imita um portal oficial. O objetivo é enganar e aplicar fraudes.
Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página falsa que simula o sistema GOV.BR, do Governo Federal. Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”.
Há alertas e casos registrados nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Use os canais oficiais do Detran/SC ou procure empresas credenciadas. E lembre-se, o Detran/SC ainda não aceita PIX como forma de pagamento. Caso receba mensagens suspeitas, ignore e denuncie às autoridades. Compartilhe essa informação para proteger mais pessoas.
Texto e Imagem: DENATRAN SC