
Santa Catarina iniciou 2025 com um dos melhores índices de segurança pública já registrados no estado. Segundo dados da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública, janeiro não registrou nenhum caso de latrocínio (roubo seguido de morte) ou lesão corporal seguida de morte. Além disso, o número de homicídios foi o menor desde o início da série histórica, em 2008, e houve redução de 50% nos casos de feminicídio e queda expressiva nos índices de violência doméstica.
De acordo com o levantamento, foram registrados 49 homicídios em janeiro, número significativamente inferior ao recorde de 91 casos em 2016, o que representa uma redução de 85,7%. Além disso, 90% dos municípios catarinenses não registraram homicídios, e nenhuma cidade ultrapassou cinco mortes violentas no período. No total, foram contabilizados 66 casos de mortes violentas, o segundo menor índice da série histórica. Já os casos de feminicídio caíram pela metade em relação a 2023, com apenas três ocorrências.
O governador Jorginho Mello atribuiu os bons resultados a uma gestão focada em investimentos estratégicos. “Essa redução histórica dos indicadores é fruto de uma gestão comprometida, que investe em equipamentos, tecnologia, inteligência e, principalmente, na valorização dos nossos profissionais da segurança”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, os números refletem o trabalho conjunto das forças de segurança. “Os resultados demonstram a eficiência da integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, aliada ao uso de tecnologia e inteligência avançada para combater a criminalidade”, destacou.
Foto: Jonatã Rocha/Secom