📸: Christopher Marin/UNA LGBTQIA+
A 17ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis, o maior evento LGBT+ de Santa Catarina, acontecerá no dia 17 de novembro, a partir das 12h, na Avenida Beira-Mar Continental. Com entrada gratuita e uma expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas, o evento tem como tema “Basta de negligência, nossos direitos já!”, trazendo à tona a luta por respeito, igualdade e visibilidade para todas as orientações sexuais e identidades de gênero. A programação inclui música, arte e manifestações políticas em prol dos direitos da comunidade LGBTI+.
Miguel Gregório, coordenador geral da Parada, destaca que a iniciativa é muito mais que um momento de celebração; é um movimento de resistência e reivindicação. “A Parada é um espaço seguro e inclusivo para a comunidade e seus familiares, que celebra uma luta histórica por respeito e igualdade”, afirma Gregório. Desde 2016 à frente do evento, ele reforça a importância de manter o espírito de ativismo. Este ano, a programação artística contará com shows, apresentações de stand-up e performances de drag queens locais, em um espaço acolhedor e inclusivo.
A concentração terá início ao meio-dia, aos pés da Ponte Hercílio Luz, com trios elétricos percorrendo cerca de dois quilômetros em direção ao Parque da Beira-Mar Continental. Ao longo do trajeto, food trucks, banheiros móveis e áreas de descanso estarão disponíveis. Para garantir que todos possam participar, uma área inclusiva será montada, com acessibilidade e intérpretes de Libras para pessoas com deficiência.