
A Igreja Católica tem um novo papa. Após três rodadas de votação e expectativa global, conclave chega ao fim no segundo dia com a eleição do novo líder da Igreja Católica.
A Capela Sistina emitiu, nesta quinta-feira (8), a tradicional fumaça branca que sinaliza a escolha de um novo papa. Após três votações e dois anúncios frustrados com fumaça preta, os cardeais reunidos em conclave definiram o novo líder da Igreja Católica, encerrando o processo no segundo dia de deliberações. O nome do escolhido será anunciado em breve.
Milhares de fiéis acompanharam o desfecho diretamente da Praça São Pedro, em Roma, muitos desde as primeiras horas do dia. A manhã foi marcada por confusão, quando uma fumaça inicialmente clara causou expectativa, mas rapidamente foi substituída por uma densa fumaça escura, indicando que a eleição ainda não havia sido concluída. A própria Santa Sé chegou a publicar nas redes sociais que a fumaça era branca, o que gerou mais incerteza.
O processo de escolha do papa, realizado em sigilo absoluto dentro da Capela Sistina, permite até quatro votações por dia — duas pela manhã e duas à tarde. Os cardeais, isolados e sem acesso a dispositivos eletrônicos, devem alcançar um consenso com pelo menos dois terços dos votos, o que equivale a 89 dos 132 eleitores atuais. Caso não haja definição em três dias, o conclave é interrompido por um dia de oração. Se, após 34 votações, ainda não houver vencedor, os dois mais votados disputam um segundo turno.
Assim que um nome é escolhido, o eleito é questionado se aceita sua nomeação como Sumo Pontífice. Em caso afirmativo, ele também escolhe o nome papal sob o qual será conhecido. A partir daí, a fumaça branca é liberada, e a tradicional frase “Habemus Papam” é pronunciada.
Desde o século XX, os conclaves têm, em média, durado três dias. O mais longo nesse período foi o que elegeu Pio XI, em 1922, após cinco dias. Já Francisco foi escolhido em 2013 após cinco rodadas, enquanto Bento XVI e João Paulo I foram eleitos em apenas quatro.
A expectativa agora se volta para o anúncio oficial do novo papa e o início de um novo capítulo na liderança da Igreja Católica.
Foto: Reprodução/Internet
#HabemusPapam #Conclave2025 #Vaticano #NovoPapa #IgrejaCatólica #PapaEleito #CapelaSistina