
Terceira rodada do conclave não atinge o consenso necessário; cardeais retomam votação à tarde em busca do sucessor de Francisco.
Nesta quinta-feira (8), o segundo dia de votação do conclave terminou mais uma vez sem a escolha de um novo papa. A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina após a terceira rodada de votações indica que os cardeais ainda não alcançaram o consenso necessário.
A informação foi confirmada pelo Vaticano. De acordo com a Santa Sé, os cardeais interromperam os trabalhos para o almoço e devem retomar as deliberações por volta das 16h (horário local), ou 11h no horário de Brasília.
O conclave, iniciado na quarta-feira (7), reúne 133 cardeais que precisam eleger um novo pontífice com pelo menos dois terços dos votos — um total de 89 votos.
Enquanto isso, cerca de 15 mil fiéis aguardam na Praça de São Pedro o momento histórico da fumaça branca, sinal de que a Igreja Católica, com seus 1,4 bilhão de membros, terá um novo líder.
Durante o processo, cada cardeal deposita seu voto em uma cédula com a inscrição latina Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como sumo pontífice”). As cédulas são queimadas após cada sessão, gerando a fumaça que revela ao público se houve ou não eleição.
O novo papa substituirá Francisco, falecido em 21 de abril.
Foto: Reprodução/Vatican News
#Conclave2025 #SegundoDiaDeVotação #Vaticano #FumaçaPreta #NovoPapa #PapaFrancisco #IgrejaCatólica