
No dia 8 de janeiro, a Prefeitura de Blumenau realizou uma importante ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A operação, conduzida em parceria entre as secretarias de Promoção da Saúde (Semus) e Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), resultou no recolhimento de 48 toneladas de entulho na região do bairro Tribess.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, destacou o comprometimento da administração pública em promover a saúde da população. Ele ressaltou, no entanto, que o sucesso dessas ações depende da colaboração dos cidadãos:
“Para fazer uma diferença efetiva, precisamos da participação ativa de cada pessoa, mantendo seus ambientes limpos. Juntos, podemos eliminar os focos do mosquito, evitando uma nova epidemia e preservando a qualidade de vida em nossa cidade.”
Além dessa iniciativa, outras ações para combater a proliferação do mosquito estão em andamento na cidade. Entre elas, destacam-se o recolhimento de pneus inservíveis, a aplicação de larvicida biológico (BTI), a utilização de fumacê em bairros estratégicos, o controle vetorial em áreas específicas e as visitas realizadas por agentes de endemias nas residências.
Como Denunciar Focos do Mosquito
Moradores podem colaborar identificando e denunciando possíveis focos do Aedes aegypti. As denúncias podem ser feitas pelo Programa de Combate à Dengue, por meio dos seguintes canais:
- OuvidorSUS: telefone 156 (opção 4)
- Contato Direto: (47) 3381-7770 (segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h)
- Denúncia On-line: disponível no site da Prefeitura de Blumenau
A Prefeitura incentiva a população a adotar medidas preventivas e se engajar no esforço coletivo para combater o mosquito e proteger a saúde de todos.
Imagem: Alvaro Rezende/ Ilustrativa