
A Polícia Militar foi acionada na tarde deste sábado, 27 de junho, por volta das 14h40, para atender uma ocorrência de abandono de incapaz e maus-tratos a animais na Rua Assunção, bairro Tapajós, em Indaial.
No endereço, os policiais encontraram vários cães trancados na garagem. Após diversas tentativas de contato com moradores, sem resposta, a guarnição visualizou, pela janela, uma mulher cadeirante sozinha dentro da casa. Diante do risco à integridade dela, os militares decidiram entrar no imóvel.
Lá dentro, se depararam com um cenário de extrema insalubridade: grande quantidade de fezes e urina espalhadas pelos cômodos, forte cheiro de decomposição e animais vivendo em condições degradantes. Ao todo, foram identificados 22 cães (17 adultos e 5 filhotes) e 2 gatos. Também havia 8 animais mortos — 7 cães e 1 gato — colocados em sacos de lixo e já em avançado estado de decomposição.
A moradora, de 40 anos, relatou que estaria cuidando do pai gravemente doente e que, por isso, não conseguia manter a casa limpa. Disse ainda que havia deixado a tia, cadeirante de 52 anos, sozinha por algumas horas. Durante o atendimento, a responsável foi mordida por um dos cães e recebeu atendimento do SAMU no local, assim como a mulher cadeirante; nenhuma delas precisou ser levada ao hospital.
A Prefeitura foi acionada para recolher os animais mortos. Equipes da Assistência Social e do setor de Bem-Estar Animal acompanharam o caso e adotaram medidas administrativas. Os animais vivos ficaram sob guarda de um depositário fiel. Já a responsável pela residência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Imagem: PMSC

