
Uma casa improvisada, feita de madeira e isopor, foi construída no meio do Rio Camboriú, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A estrutura, que estaria sendo utilizada como moradia por um homem em situação de rua, foi demolida pela prefeitura na última quarta-feira (26). No momento da ação, ninguém foi encontrado no local.
O imóvel tinha lonas nas entradas e um teto improvisado com galhos. Dentro da estrutura, foram encontrados cama, roupas, livros, fios de cobre, entulhos e um cachimbo usado para consumo de drogas. A prefeitura informou que a casa estava localizada a poucos metros de uma escola e foi alvo de denúncias por moradores.
De acordo com um comunicado oficial do município, o espaço era utilizado como ponto para consumo de entorpecentes e armazenamento de objetos furtados. Além disso, a
Ainda segundo a administração municipal, esta foi a segunda estrutura erguida pelo mesmo homem no rio. Questionada sobre o destino da primeira construção e sobre uma possível investigação policial, a prefeitura não havia respondido até a última atualização da matéria.
A remoção da casa exigiu que a estrutura fosse rebocada até a margem do rio. Imagens divulgadas mostram a casa amarrada a uma embarcação antes de ser puxada até a terra firme, onde foi demolida.
Os materiais encontrados na construção foram descartados pelo Departamento de Contenção de Ocupações Irregulares (DCOI), responsável pela operação. O caso chama atenção para a necessidade de ações integradas envolvendo assistência social e fiscalização para lidar com situações de vulnerabilidade e ocupações irregulares.
Foto: Luiz Carlos de Souza Júnior/Reprodução