
A Administração Municipal de Blumenau, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), formalizou nesta semana, por meio do Edital 72/2025, as diretrizes e o calendário oficial para as revalidações de matrícula e intenção de matrículas na Rede Pública de Educação do Município e nas instituições parceiras, visando o ano letivo subsequente. O documento detalha minuciosamente os procedimentos para a manutenção da vaga, as manifestações de interesse para novos ingressantes, as mudanças de unidade escolar, além de estabelecer os critérios de preferência e a documentação requerida.
Para os alunos já integrados ao sistema educacional municipal, o período dedicado à confirmação de permanência se estende de 27 de outubro a 7 de novembro de 2025. Os genitores ou responsáveis legais devem dirigir-se diretamente à secretaria do Centro de Educação Infantil (CEI) ou da Escola Básica Municipal (EBM) onde o aluno está cursando para atualizar o cadastro e garantir a vaga. A secretária de Educação, Simone Probst, enfatizou a importância de a comunidade escolar atentar-se a este prazo, ressaltando que o processo foi planejado para ser o mais fluido possível.
Inscrições para Novos Alunos: Intenção de Matrícula e Cronograma
O registro da manifestação de interesse para estudantes que buscam uma vaga em 2026 começa em 10 de novembro para a fase de creche da Educação Infantil e em 18 de novembro para a pré-escola e o Ensino Fundamental (do 1° ao 9° ano). A intenção de matrícula deve ser registrada presencialmente em uma unidade de ensino.
Após a disponibilização da vaga, a própria instituição comunicará a família por contato telefônico. Posteriormente, os pais deverão comparecer ao local para entregar os documentos exigidos e assinar o termo, consolidando a matrícula.
Educação Infantil (Creche): Quatro períodos, de 10 de novembro a 12 de dezembro de 2025, e o quinto a partir de 2026.
Educação Infantil (Pré-escola) e Ensino Fundamental (1° ao 9°): Duas chamadas principais, de 18 de novembro a 8 de dezembro de 2025, com terceira chamada ao longo de 2026.
Em conformidade com as normativas vigentes, o sistema municipal reserva prioridade de acesso a alunos com deficiência, beneficiários do programa social Bolsa Família, filhos de genitoras adolescentes, famílias em situação de vulnerabilidade social e estudantes surdos. Para o último grupo, é assegurada vaga na Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun.
Imagem: Ilustrativa /Reprodução
