
Uma nova pesquisa eleitoral contratada pelo Grupo ND em parceria com a Neokemp revela o cenário das intenções de voto dos catarinenses para a disputa presidencial de 2026. O levantamento, realizado entre 1º e 2 de dezembro em 95 municípios, com 1.008 entrevistas, mostra forte vantagem para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um dos cenários avaliados. A margem de erro é de 3,1%, com índice de confiança de 95%.
No primeiro quadro analisado, Tarcísio desponta com 39,4% da preferência. Em seguida aparecem Lula (PT), com 24%, e Flávio Bolsonaro (PL), que registra 23,3%, ambos tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Já Ronaldo Caiado (União Brasil) tem desempenho mais tímido, somando 3,4%. Indecisos chegam a 7,7%, enquanto 2,2% declararam voto branco ou nulo.
A pesquisa também simulou um cenário sem a presença de Tarcísio. Nesse caso, a disputa se mostra mais equilibrada: Flávio Bolsonaro e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparecem empatados com 27,7% das intenções cada. Lula ocupa a terceira colocação numérica, com 25,2%, enquanto Caiado sobe para 7,2%. Neste cenário, o número de indecisos aumenta para 8,4%, e votos brancos ou nulos sobem para 3,8%.
A comparação entre os dois quadros indica que Flávio Bolsonaro ganha mais espaço na ausência de Tarcísio, saltando quatro pontos percentuais. Lula apresenta ligeira alta, enquanto Caiado mais que dobra sua participação. O estudo evidencia um eleitorado catarinense ainda bastante dividido, especialmente quando o principal nome da direita no estado não aparece na disputa.
Imagem: Reprodução
