
Santa Catarina se prepara para enfrentar uma intensa massa de ar seco e frio que vai derrubar as temperaturas em todas as regiões do Estado nos próximos dias. A partir desta segunda-feira (22), o sistema começa a avançar pelo Sul do Brasil, alterando o tempo e trazendo também risco de temporais isolados.
Segundo a Defesa Civil, o frio será sentido com mais força na madrugada de terça-feira (23), quando os termômetros devem ficar abaixo dos 10°C em todo o Estado. Nas áreas mais altas do Meio-Oeste e dos Planaltos Sul e Norte, a previsão é de temperaturas abaixo de 0°C, com sensação térmica ainda mais baixa.
Ao longo da semana, a massa de ar frio se posiciona sobre Santa Catarina, mantendo madrugadas, noites e manhãs geladas e caracterizando uma verdadeira onda de frio. Na Serra, a madrugada mais rigorosa deve ser a de quarta-feira (24), com mínima abaixo de -5°C. No Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis Serrana, os valores devem se aproximar de 0°C, enquanto no Litoral variam entre 4°C e 8°C.
O cenário aumenta o risco moderado a pontualmente alto para problemas relacionados ao frio intenso, como desconforto térmico, casos de hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Há ainda alerta para possível congelamento de pistas em áreas de altitude, como a Serra do Rio do Rastro.
Antes do ar polar tomar conta do Estado, uma frente fria provoca temporais isolados nesta segunda-feira, com chuva forte em pontos específicos, rajadas de vento e chance de granizo, principalmente entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, se espalhando para as demais regiões ao longo da tarde.
No fim do dia, a chuva perde força, mas as temperaturas despencam de vez, marcando o início do período mais gelado desta onda de frio em Santa Catarina.
Imagem: Fábio Vieira

