
A abertura da 40ª Oktoberfest de Blumenau, nesta quarta-feira (8), inspirou o deputado Sargento Lima (PL) a apresentar um projeto de resolução na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A proposta visa autorizar os parlamentares a participarem das sessões plenárias trajando roupas típicas alemãs durante a segunda quinzena de outubro.
Segundo o deputado, a medida tem caráter simbólico e cultural, representando uma forma de homenagear e valorizar a herança germânica que moldou boa parte da identidade catarinense. O período proposto coincide com as principais festas tradicionais do Estado, como a Oktoberfest, em Blumenau e Itapiranga, a Fenarreco, em Brusque, e a Schützenfest, em Jaraguá do Sul.
Apesar de se tratar de uma mudança no regimento interno da Alesc, o projeto seguirá o trâmite regular, passando pelas comissões e pelo plenário. No entanto, não depende de sanção do governador para entrar em vigor, caso seja aprovado.
Para Lima, permitir o uso dos trajes típicos nas sessões é uma maneira de ressaltar o orgulho pela cultura catarinense e de aproximar o Parlamento das tradições que fortalecem a identidade do Estado.
Imagem: Reprodução