
A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue em ritmo acelerado no município de Timbó. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa tem como objetivo imunizar, no mínimo, 90% dos integrantes de cada grupo prioritário, com atenção especial voltada a crianças de até cinco anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais — considerados os mais vulneráveis às complicações da gripe.
Como forma de facilitar o acesso da população às doses da vacina, a cidade promoverá o Dia D da vacinação no próximo sábado, 10 de maio, com horário estendido: das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. Todas as unidades de saúde estarão participando da ação, exceto a Unidade Dona Clara, que não possui sala de vacinação.
De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Secretaria, a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta desejada:
- Crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias: 19,34% vacinadas;
- Gestantes: 32,14% imunizadas;
- Idosos: 19,34% vacinados.
Além dos grupos já citados, também estão incluídos na campanha: trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres no pós-parto), professores, militares, forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, funcionários e detentos do sistema prisional, população quilombola, trabalhadores dos Correios e população indígena.
A Secretaria de Saúde enfatiza a importância da vacinação como uma ferramenta essencial para evitar internações, agravamentos e óbitos relacionados à gripe, especialmente em quem já possui outras condições de saúde. Por isso, reforça o apelo para que os integrantes dos grupos prioritários compareçam à unidade mais próxima para se imunizarem.
Durante o Dia D, além da vacina contra a Influenza, as unidades de saúde também farão atualizações da carteira de vacinação, aplicando outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização.
Após o encerramento da campanha voltada aos grupos prioritários, um novo cronograma será divulgado para ampliar a vacinação ao restante da população.
Imagem: Ministério da Saúde