Seis turistas foram autuados e receberam multas no valor de R$ 10 mil cada, após invadirem uma área de acesso proibido no arquipélago de Fernando de Noronha, com o intuito de tirar fotos. A penalidade foi aplicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que agiu com base em uma denúncia formalizada.
Entre os flagrados, uma das turistas foi filmada desobedecendo repetidamente as instruções de um guia local, que tentava orientá-la a deixar o local proibido. As imagens, registradas no sábado (11), rapidamente se espalharam pelas redes sociais, evidenciando o descaso com as regras de preservação ambiental.
De acordo com Lilian Hangae, chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio, a atitude dos visitantes não apenas desrespeitou as normas do Parque Nacional Marinho, mas também colocou em risco suas próprias vidas. “Aquela área é extremamente perigosa para circulação, além de ser uma zona de preservação ambiental. O comportamento irresponsável dos turistas pode ter consequências graves tanto para eles quanto para o ecossistema local”, destacou Lilian.
Vídeo: Redes Sociais