
Santa Catarina começará a implementar o método IntraAct como projeto piloto no início do ano letivo de 2025. Desenvolvido na Alemanha, o método será aplicado em duas escolas de cada uma das 37 Coordenadorias Regionais de Educação do estado. A iniciativa tem como objetivo subsidiar o trabalho dos professores no processo de alfabetização, trazendo uma abordagem inovadora baseada em Neurociência Cognitiva.
O método IntraAct ganhou reconhecimento por sua eficácia, permitindo a alfabetização de crianças em média de quatro meses. Além disso, demonstrou resultados promissores na aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A proposta é interativa e acessível, ajustando-se às diversas necessidades dos alunos e conduzindo o processo de aprendizagem de forma clara e eficiente.
O material pedagógico é composto por livros destinados aos estudantes e um guia para os professores, que atuarão como mediadores no uso da metodologia. Para assegurar o sucesso da aplicação, professores e gestores das escolas participantes receberão formações on-line específicas. O foco inicial será nos estudantes do 1º ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino.
Com essa iniciativa, Santa Catarina aposta em uma abordagem que une inovação e ciência para aprimorar o desempenho dos alunos nos anos iniciais. Se os resultados do projeto piloto forem positivos, o método IntraAct poderá ser expandido para outras escolas da rede estadual, consolidando-se como uma ferramenta pedagógica de referência na educação básica.
Foto: Divulgação/SED