
A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (31), a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda, contemplando 268.144 contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco. Ao todo, serão pagos R$ 864,83 milhões, incluindo restituições residuais de anos anteriores. A consulta estará disponível a partir das 10h, e o pagamento será realizado no mesmo dia.
Dentre os beneficiários, R$ 402,88 milhões serão destinados a contribuintes prioritários. Destacam-se 125.751 pessoas que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Além disso, 52.525 contribuintes têm entre 60 e 79 anos, 16.003 atuam no magistério, 7.321 são idosos com mais de 80 anos e 4.519 possuem alguma deficiência ou enfrentam doenças graves. Outros 61.995 contribuintes que não se enquadram em prioridades legais também receberão seus valores.
Os contribuintes podem verificar sua situação no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, ou no aplicativo para dispositivos móveis. Caso o pagamento não seja efetuado, como no caso de conta desativada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, o contribuinte deverá solicitar o reembolso no Portal e-CAC.
Aqueles que não foram contemplados nesse lote podem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora. Os próximos lotes da malha fina contemplarão contribuintes que realizarem essas correções.
Foto: Ilustrativa