
A cidade de Indaial destacou-se no cenário educacional catarinense ao ser selecionada como um dos oito municípios do estado para apresentar suas experiências pedagógicas no Seminário Undime-SC, em Araranguá (22-23/10). O evento focou em práticas municipais com resultados tangíveis e positivos na educação pública.
O protagonista desta conquista foi o PROMAIS (Projeto Educacional com Metodologias de Aprendizagem Inovadoras e Significativas). Esta robusta iniciativa já beneficia mais de 800 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo suporte pedagógico estruturado a alunos que enfrentam barreiras expressivas de aprendizado, identificadas por avaliações diagnósticas.
As intervenções do PROMAIS ocorrem prioritariamente no contraturno escolar, com foco no desenvolvimento de competências cruciais como leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico-matemático e solução de problemas. O projeto também implementa estratégias de agrupamentos produtivos dentro da sala de aula.
A abrangência do projeto é notável, estendendo-se a estudantes com transtornos funcionais específicos (TDAH, dislexia, discalculia, disortografia) e àqueles com histórico de múltiplas repetências. Utilizando abordagens dinâmicas em Língua Portuguesa e Matemática, o PROMAIS tem sido eficaz em superar obstáculos de aprendizagem, promovendo avanços reais no desempenho escolar e assegurando uma trajetória educacional mais inclusiva.
A participação de Indaial no seminário reforça o compromisso do município com uma educação pública de alta qualidade, equitativa e inovadora.
Imagem: Ilustrativa /Reprodução
