
Massa de ar frio avança em pleno verão e pode derrubar os termômetros para perto de 5 °C em áreas serranas do Sul e Sudeste.
Uma nova frente fria avança pelo Brasil e promete mudanças significativas no tempo nos próximos dias, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O sistema, considerado atípico para o verão, deve provocar queda acentuada das temperaturas e reacender o risco de geada em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
De acordo com o Meteored, o fenômeno começa a ingressar no país nesta sexta-feira (16), pela fronteira sul do Rio Grande do Sul. Após dias de calor intenso, com temperaturas acima dos 35 °C, o contraste térmico favorece a formação de tempestades, principalmente no território gaúcho.
As instabilidades devem se intensificar a partir da madrugada, com maior risco de temporais no Oeste do estado, incluindo possibilidade de granizo e rajadas de vento superiores a 50 km/h. Ao longo do dia, o tempo segue instável em diversas regiões.
Durante o fim de semana, a frente fria avança em direção ao Sudeste, espalhando chuva e instabilidade por todo o Centro-Sul do país. Já a massa de ar frio associada ao sistema começa a atuar com mais força entre domingo (18) e segunda-feira (19).
Com isso, as temperaturas mínimas devem cair para abaixo dos 15 °C no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Centro-Leste do Paraná. Na terça-feira (20), cresce o risco de geada, especialmente nas áreas serranas, onde os termômetros podem marcar valores próximos de 5 °C, até 8 °C abaixo da média histórica.
No Sudeste, estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também devem registrar mínimas até 5 °C abaixo do normal. Em algumas regiões, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 20 °C, intensificando a sensação de frio, sobretudo na faixa leste do Centro-Sul.
Foto: Divulgação
#FrenteFria #ClimaNoBrasil #RiscoDeGeada #PrevisãoDoTempo #VerãoAtípico
