
Chapecó (SC) – O comerciante João Fernando Dudek teve uma surpresa inusitada ao colher mangas gigantes em seu quintal, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O fruto, que chegou a pesar impressionantes 2,5 kg, é cerca de seis vezes maior que o tamanho médio da variedade manga rosa.
Dudek revelou que plantou a mangueira a partir de um caroço comprado no mercado há dez anos. A árvore começou a dar frutos há três anos, mas esta é a primeira vez que atinge tamanhos tão expressivos. O comerciante destaca que, apesar do tamanho, o sabor das mangas permanece o mesmo: doce e com poucos fiapos. “Foi uma surpresa para mim também. Diferente, bem diferente para nossa região, porque essa variedade é mais comum no Norte do Brasil. A semente se adaptou bem ao clima”, afirmou o comerciante.
O engenheiro agrônomo Diogo Antônio Deoti destacou que o peso médio de uma manga rosa é de aproximadamente 400 gramas. “É realmente curioso um fruto desse tamanho. Encontrar mangas de 2 kg ou mais, até 2,5 kg, é algo fora do padrão”, explicou.
Segundo Deoti, o desenvolvimento das frutas pode estar relacionado às boas condições de cultivo. “No plantio comercial, mangas tão grandes não seriam comuns. No entanto, em um quintal, com poucos frutos na árvore, os nutrientes e a água disponíveis acabam sendo mais bem aproveitados, favorecendo o crescimento exagerado”, detalhou.
Dudek confirma que realiza adubação frequente na planta. “O pé é saudável e bem tratado. Espero que nos próximos anos continue produzindo frutos grandes, mas tudo vai depender do clima”, afirmou.
Foto: Arquivo pessoal