
Três representações do PT e uma do PSOL, paradas na Mesa Diretora, agora seguem para análise por suposta quebra de decoro parlamentar.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou nesta sexta-feira (15/8) quatro pedidos de cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética da Casa. Três desses pedidos foram protocolados pelo PT e um pelo PSOL, todos aguardando decisão na Mesa Diretora.
As representações acusam Eduardo Bolsonaro de quebra de decoro parlamentar. Entre os pontos citados estão ações consideradas contrárias ao interesse nacional, defesa de tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos e críticas a decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), destacou que a questão vai além da ausência física do parlamentar. Segundo ele, Eduardo Bolsonaro tem utilizado seu mandato a partir do exterior para “atacar a democracia e a soberania nacional, causando prejuízo à imagem do Parlamento e aos cofres públicos”. O parlamentar afirmou ainda que é dever da Mesa Diretora proteger o erário e agir conforme os princípios constitucionais de moralidade e eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição.
O Conselho de Ética agora analisará as representações e definirá os próximos passos do processo.
Foto: Vinicius Schmidt/Reprodução
#EduardoBolsonaro #CâmaraDosDeputados #ÉticaParlamentar #DecoroParlamentar #HugoMotta