
Presidente americano afirmou que o Brasil é um dos ‘piores parceiros do mundo’
Casa Branca justificou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros alegando “parceria comercial ruim”, mas Brasília destaca que alíquota é igual para todos os países do Mercosul e que acusação ignora dados reais do comércio bilateral.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a classificar o Brasil como “um dos piores parceiros do mundo” ao criticar as tarifas de importação aplicadas pelo país. Entretanto, segundo integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a alíquota cobrada é a mesma para todos os membros do Mercosul, incluindo Argentina e Paraguai — que, curiosamente, não foram alvo de ataques do mandatário norte-americano.
A declaração de Trump veio acompanhada da defesa pública do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, e de novas críticas ao Judiciário brasileiro. Ele afirmou que a sobretaxa de 50% sobre parte das exportações brasileiras, em vigor desde julho, é “como as coisas funcionam” diante de supostos prejuízos comerciais — argumento contestado pelo governo Lula, que aponta déficit do Brasil na balança com os EUA de US$ 2,3 bilhões entre janeiro e julho deste ano.
Brasília acusa a Casa Branca de se basear em informações falsas para justificar a medida e reforça que o Brasil está entre os 20 maiores parceiros comerciais dos EUA. Para o Planalto, a retórica de Trump tem cunho político e desconsidera os princípios de reciprocidade que regem o comércio internacional.
Imagem; Evan Vucci