
Após paralisação por falhas no projeto, Estado anuncia retomada da obra durante audiência pública; etapa inicial terá três quilômetros de extensão.
O Governo de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira (20) que irá concluir o primeiro trecho do prolongamento da Via Expressa, em Blumenau. O compromisso foi assumido durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por iniciativa do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). A reunião foi promovida pela Comissão de Assuntos Municipais e contou com a presença de parlamentares, do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e do superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade.
Durante o encontro, representantes do governo estadual explicaram que a obra foi interrompida em agosto de 2024 devido a erros técnicos no projeto. Segundo Jerry Comper, a Secretaria de Infraestrutura irá realizar as correções necessárias para permitir a retomada e finalização da primeira fase, que abrange três quilômetros de extensão — da BR-470 até a rua Theodoro Pasold.
Entre os ajustes que ainda precisam ser feitos estão os acessos à BR-470, que dependem da aprovação do DNIT, além das cabeceiras do viaduto sobre a rua Guilherme Scharf e a construção de uma rótula na interseção com a rua Theodoro Pasold.
Obra considerada estratégica para Blumenau
O deputado Napoleão Bernardes destacou que o anúncio representa um avanço concreto para a mobilidade urbana de Blumenau. “Até agora, não havia qualquer sinalização sobre a continuidade dessa obra estratégica. Hoje, temos um compromisso claro com a entrega dos primeiros três quilômetros”, afirmou.
Bernardes também lamentou o abandono do canteiro de obras, que segundo ele virou um depósito de entulho. O parlamentar cobrou agilidade do governo e ressaltou a importância de respeitar o uso dos recursos públicos. “Aquilo que foi iniciado deve ser finalizado”, completou.
Etapas seguintes enfrentam desafios
Apesar do anúncio sobre a primeira etapa, os próximos trechos do projeto — que somam 12 quilômetros, até a rodovia SC-108, na serra da Vila Itoupava — ainda dependem de novos estudos e revisões. O governo estadual aponta dificuldades como passivos financeiros com compensações ambientais e indenizações não previstas no planejamento original.
O secretário Jerry Comper estimou que o custo total do anel viário pode ultrapassar R$ 600 milhões, considerando os valores atualizados.
A obra foi iniciada em 2014, com orçamento inicial de R$ 138 milhões. O projeto completo prevê 15 quilômetros de extensão, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região Norte de Blumenau, especialmente aliviando o trânsito intenso da rua Dr. Pedro Zimmermann, uma das principais vias da cidade.
Foto: Bruno Collaço/Agência AL
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