
A Polícia Civil encerrou nesta terça-feira (04) as investigações de um esquema que desviava recursos de contribuições voluntárias destinadas a quatro instituições hospitalares de Santa Catarina. O montante desviado ultrapassa a marca de R$ 10 milhões, arrecadados por meio de autorizações vinculadas às contas de energia elétrica.
De acordo com as apurações, os investigados contatavam cidadãos por telefone, solicitando doações recorrentes que seriam repassadas a hospitais beneficentes. Entretanto, as evidências coletadas demonstram que os valores eram direcionados para empresas controladas pelo grupo, configurando um desvio sistemático dos recursos.
Os hospitais mencionados nas campanhas fraudulentas incluíam instituições de Blumenau, Joinville, Brusque e Rio do Sul. Estima-se que aproximadamente sete mil pessoas tenham sido atingidas pelo golpe, que operava sob a falsa aparência de solidariedade.
O inquérito policial resultou no indiciamento dos envolvidos por crimes como associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. As autoridades solicitaram medidas judiciais para garantir o ressarcimento tanto dos doadores quanto das entidades hospitalares prejudicadas.
Imagem: Reprodução
