
Romeu foi localizado no bairro Garcia e devolvido à família após identificação pelo Cepread, que utilizou a tecnologia para confirmar os dados do tutor.
O reencontro entre o gato Romeu e a família Santos, do bairro Tribess, em Blumenau, só foi possível graças ao uso de um microchip de identificação. O animal estava desaparecido há quatro meses e foi encontrado por moradores no bairro Garcia, que acionaram atendimento veterinário.
Durante o procedimento, a equipe do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) identificou que o gato era castrado e, ao realizar a leitura do microchip, localizou o registro com os dados do tutor. Com a confirmação, Romeu foi devolvido para casa.
O serviço de microchipagem é oferecido gratuitamente a animais atendidos pelo programa de castração gratuita para famílias inscritas no CadÚnico. Quem não participa do programa pode realizar o procedimento em clínicas veterinárias particulares. Para funcionar, é fundamental cadastrar as informações do pet na plataforma Sinpatinhas, do Governo Federal.
O microchip, inserido sob a pele de forma semelhante a uma vacina, contém um código exclusivo ligado aos dados do tutor. A tecnologia facilita o contato em casos de perda, fuga ou furto, além de contribuir para o controle populacional e a prevenção do abandono.
Moradores de Blumenau que encontrarem um animal perdido podem acionar o Cepread pelo telefone 156 (opção 1), pelo WhatsApp (47) 9 9937-1307 ou pelo número fixo (47) 3381-6165, solicitando atendimento veterinário com leitura de microchip.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau
#Blumenau #AnimaisDeEstimacao #MicrochipAnimal #RomeuFoiEncontrado #Cepread #CuidadoAnimal #Pets