
Instabilidade aumenta com a chegada de um ciclone extratropical e pode provocar chuva forte, ventos intensos e granizo em todas as regiões do estado até sexta-feira.
A instabilidade climática começa a ganhar força em Santa Catarina a partir da tarde desta quarta-feira (6). O tempo deve mudar por conta do aumento do calor, da umidade e de distúrbios atmosféricos em diferentes níveis, favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva e temporais, especialmente entre o Extremo Oeste e o centro do estado.
A situação se intensifica a partir de quinta-feira (7), quando a formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical sobre o oceano, intensifica a instabilidade em todo o território catarinense. A previsão indica que, entre o final da manhã de quinta e a tarde de sexta-feira (8), há possibilidade de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
De acordo com os alertas meteorológicos, os riscos nesta quarta-feira variam entre baixo e moderado para transtornos como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos ou árvores. A partir de quinta, o risco passa a ser considerado moderado em todas as regiões.
A Defesa Civil e os institutos meteorológicos recomendam atenção redobrada e o acompanhamento das atualizações climáticas para evitar surpresas diante das condições adversas.
Foto: Reprodução/Internet
#ChuvaSC #FrenteFria #TemporaisSC #DefesaCivil #CicloneExtratroptropical #Meteorologia #AlertaSC