
Dois estudantes da rede estadual de ensino, da Regional de Timbó, estão entre os vencedores do 6º Prêmio Honestidade nas Escolas, anunciado nesta quinta-feira, 21, pelo Governo de Santa Catarina. O concurso, que neste ano teve como tema “Educando Guardiões: os estudantes como protagonistas cívicos nas escolas”, busca promover reflexões sobre ética, cidadania e integridade.
Victor Graebner Antunes, aluna da EEF Pref. Marcus Rauh, de Indaial, venceu na modalidade destinada aos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Já Sophia Vieira da Silva, da EEB Teófilo Nolasco de Almeida, de Benedito Novo destacou-se na categoria que abrange alunos do 4º ao 5º ano.
A edição deste ano contou com a inscrição de 54,8 mil alunos, provenientes de 441 escolas estaduais, abrangendo 94% das cidades catarinenses. Segundo a Controladoria-Geral do Estado (CGE), organizadora do evento em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, houve um aumento de 40% na participação das escolas em relação à edição anterior.
Marisa Zikan, diretora de Integridade e Compliance da CGE, destacou em nota a importância da iniciativa: “Pela primeira vez estamos premiando estudantes de todas as regiões do Estado. Isso reforça o compromisso de levar os valores de ética e cidadania para mais crianças e jovens.”
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada na próxima quarta-feira, 27, no Teatro do CIC, em Florianópolis. Os alunos vencedores receberão um troféu, uma pelúcia da mascote Catarina, além de kits educativos com jogos e materiais escolares.
Cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do estado premiará dois estudantes, um de cada categoria, consolidando o prêmio como um incentivo à formação de cidadãos conscientes e éticos.
Foto: Governo de SC/Divulgação