
Obras avançam com 62 km já liberados e previsão de novos trechos finalizados nos próximos meses
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nesta quinta-feira (13) o progresso da duplicação da BR-470 no trecho que liga Navegantes a Indaial, no Vale do Itajaí. Com um total de 73 quilômetros de extensão, a rodovia já conta com 62 quilômetros duplicados e liberados para o tráfego. Além disso, dos 27 viadutos projetados, 16 já foram concluídos.
No município de Blumenau, as obras seguem no lote 3, onde está em fase de finalização o viaduto do Trevo do Badenfurt, localizado no km 57. Segundo o DNIT, a entrega dessa estrutura está prevista para junho deste ano.
Reabilitação da Ponte entre Ibirama e Apiúna avança
Outra intervenção de destaque é a reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, que conecta Ibirama a Apiúna. A obra já alcançou 47% de execução e inclui a recuperação, alargamento e reforço da capacidade estrutural da ponte.
Até o momento, foram concluídas a concretagem dos blocos e pilares, além da elevação de quatro vigas de sustentação. Atualmente, estão em andamento os serviços de concretagem, instalação de pré-lajes e concretagem da laje superior.
O projeto de melhoria da ponte prevê ainda o alargamento da plataforma para 15,2 metros, com acostamentos de 2,5 metros em ambos os lados, além da construção de passeios de dois metros para pedestres e a instalação de barreiras e guarda-corpos.
A previsão do DNIT é concluir toda a duplicação da BR-470 no trecho entre Navegantes e Indaial até 2026, proporcionando mais segurança e fluidez ao tráfego na região.
Foto: Divulgação/DNIT