
Mais de 4,7 mil agências em todo o país prestarão apoio presencial a partir de 30 de maio; medida busca atender cerca de 2 milhões de segurados afetados por fraudes.
A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos indevidos no contracheque poderão buscar atendimento presencial nas agências dos Correios. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
A iniciativa tem como foco cerca de 2 milhões de segurados que podem ter sido vítimas de fraudes. De acordo com o governo, mais de 4.700 unidades dos Correios, presentes em 76% dos municípios brasileiros, estarão aptas a realizar esse tipo de atendimento.
Para ser atendido, o cidadão precisa apresentar apenas um documento de identidade. Com isso, será possível consultar diretamente no sistema se houve algum desconto indevido e, caso confirme a irregularidade, poderá solicitar o ressarcimento de forma imediata.
Os Correios passam a integrar a lista de canais de contestação já disponíveis, como o site e o aplicativo Meu INSS e o telefone 135, que continuam funcionando normalmente.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, cerca de nove milhões de beneficiários foram notificados sobre possíveis descontos não autorizados. Desses, mais da metade já buscou informações pelos canais digitais. Até a manhã desta quinta-feira, 1,873 milhão de pessoas já haviam solicitado a devolução dos valores descontados, enquanto 40.200 confirmaram ter autorizado os débitos.
O INSS reforça o alerta contra tentativas de golpe. O órgão lembra que não realiza contato com segurados por WhatsApp, e-mail, SMS ou ligações telefônicas. As orientações e serviços devem ser acessados exclusivamente por canais oficiais, como o site gov.br/inss e o telefone 135.
Foto: Divulgação
INSS #Correios #Aposentados #FraudeINSS #PrevidênciaSocial #DescontosIndevidos #AtendimentoPresencial