
Na manhã desta sexta-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma ação da Polícia Federal (PF) em Brasília, como parte de medidas determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF) . A decisão prevê o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica , recolhimento domiciliar noturno e a proibição de uso de redes sociais .
Além disso, foi determinado que Bolsonaro não poderá manter contato com embaixadores ou diplomatas estrangeiros , nem se aproximar de representações consulares ou embaixadas no país. A medida visa evitar interferências em relações institucionais e possíveis ações contrárias à ordem pública.
A operação da PF incluiu mandados de busca e apreensão na residência oficial do ex-presidente , localizada em Brasília, e na sede nacional do Partido Liberal (PL) . Segundo nota divulgada pela corporação, os agentes cumpriam “dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão”, conforme decisão do STF.
Bolsonaro é réu em uma ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal , na qual é investigado por supostamente orquestrar um esquema de desinformação e pressão contra as instituições eleitorais . Na segunda-feira (14), a PGR apresentou suas alegações finais , pedindo a condenação do ex-presidente por cinco crimes distintos , entre eles o de tentativa de golpe de Estado.
Imagem: Alan Santos/PL e Reprodução/PF | Composição: Lucas Oliveira