
Blumenau foi fortemente impactada pelas intensas chuvas dos últimos dias, que causaram sérios problemas no sistema de abastecimento de água. De acordo com o Samae, as fortes precipitações provocaram danos nas galerias de drenagem, resultando em rompimentos na rede de abastecimento e ocasionando interrupções no fornecimento de água em diversas áreas da cidade.
Além desses problemas estruturais, a turbidez da água captada no Rio Itajaí-Açu sofreu um aumento considerável na madrugada desta terça-feira (18), atingindo a alarmante marca de 1.800 NTUs, muito acima da média usual de menos de 100 NTUs. Esse aumento na turbidez dificultou o processo de tratamento da água na Estação de Tratamento de Água (ETA 2), que precisou interromper suas atividades com maior frequência para realizar procedimentos de limpeza. Essa interrupção no processo reduziu a quantidade de água tratada disponível para o abastecimento da cidade.
Outro fator que agravou a situação foi a alta demanda de água, impulsionada tanto pela necessidade de limpeza das áreas afetadas pelas chuvas quanto pelo calor intenso registrado nos últimos dias. Como alternativa, o Samae tem acionado caminhões-pipa para complementar os reservatórios menores, visando garantir o fornecimento de água para as comunidades mais afetadas.
Com mais chuvas previstas para os próximos dias, o Samae apela para que a população adote um uso consciente da água durante este período crítico. Para mais informações ou para solucionar problemas relacionados ao abastecimento, a população pode entrar em contato com os canais de atendimento disponíveis: 115 – Opção 2 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), ou pelo WhatsApp do setor de Manutenção, pelos números 47 99997-1621 ou 99691-0305.
Foto: Ilustrativa