
Na manhã desta sexta-feira (18), um helicóptero da Secretaria Estadual de Saúde fez um pouso inusitado na Avenida Brasil , na altura do bairro Jardim América , na Zona Norte do Rio de Janeiro, para transportar órgãos em caráter de urgência . A operação envolveu um fígado e dois rins, coletados de uma doadora de 49 anos no Hospital Pedro II, em Santa Cruz , com destino ao Hospital São Lucas, em Copacabana .
Devido ao intenso trânsito na região , o transporte terrestre seria inviável dentro do tempo necessário para a viabilidade dos órgãos. A aeronave pousou por volta das 7h15 , e em menos de 10 minutos chegou ao heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas , onde os órgãos foram transferidos para uma ambulância com escolta de motociclistas da Polícia Rodoviária.
O trajeto de 32 km , que levaria cerca de 1 hora e 11 minutos em condições normais de trânsito, foi cumprido em menos de 30 minutos graças à operação integrada. A equipe chegou ao Hospital São Lucas às 7h37 , garantindo o sucesso do transplante.
O fígado foi destinado a um único paciente, enquanto os rins serão avaliados para beneficiar até 10 pessoas em lista de espera. Os transplantes poderão ser realizados nos hospitais Pedro Ernesto, Fundão ou Bonsucesso .
A ação é parte de um esforço contínuo do sistema público de saúde para agilizar transplantes e salvar vidas. Em 2024, o Brasil registrou mais de 30 mil transplantes , um recorde histórico, com 85% dos procedimentos realizados pelo SUS .
Imagem: TV Globo / Reprodução