
Depois de permanecer inativo por quase cinco meses, o helicóptero Arcanjo 03, pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), voltou a cruzar os céus de Blumenau nesta terça-feira (8). A aeronave, essencial para resgates e atendimentos aeromédicos em toda a região do Vale do Itajaí, havia sido retirada de operação em 18 de fevereiro para uma complexa inspeção técnica de oito anos de voo.
Durante a revisão, foi necessária a substituição do módulo 4 do motor — um componente de alta tecnologia que precisou ser importado diretamente da França. Devido à alta demanda mundial e à complexidade da peça, a manutenção exigiu um extenso planejamento técnico e logístico.
Durante o período em que o Arcanjo 03 ficou fora de operação, os atendimentos de urgência na região foram garantidos por uma força-tarefa coordenada entre o CBMSC e outras forças de segurança, que empregaram o helicóptero Águia da Polícia Militar e viaturas terrestres para suprir a demanda.
Com a volta do Arcanjo 03, as operações aéreas retomam sua capacidade total, agora contando com uma tripulação composta por comandante, oficial do CBMSC, dois tripulantes operacionais e a equipe do SAMU Aeromédico (médico e enfermeiro).
O CBMSC reforça que todas as aeronaves da corporação são submetidas a manutenções preventivas e corretivas periódicas, supervisionadas pelo Centro Técnico de Manutenção (CTM), garantindo qualidade, confiabilidade e segurança nas mais diversas operações.
Em seus 15 anos de história, o BOA já realizou mais de 16.700 atendimentos em todo o estado, beneficiando diretamente mais de 15 mil pessoas.
Imagem: CBMSC