
Durante a noite deste domingo (6), em meio à abertura da cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou uma rede social para anunciar que os EUA imporão uma tarifa de 10% a qualquer país que se alinhar a políticas consideradas “antiamericanas” pelo bloco econômico. Apesar do tom incisivo, Trump não esclareceu quais nações seriam diretamente afetadas, nem quais medidas específicas seriam enquadradas como contrárias aos interesses dos Estados Unidos.
Em uma segunda publicação, o presidente afirmou que os acordos e cartas tarifárias começarão a ser enviados a partir do meio-dia desta segunda-feira (7) — o que corresponde às 13h no horário de Brasília.
A reação do governo norte-americano ocorreu no mesmo dia em que o Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) divulgou a “Declaração do Rio de Janeiro”, documento oficial do encontro que, em alguns trechos, reforça a defesa de uma ordem mundial multipolar e de maior autonomia econômica entre os países em desenvolvimento — o que pode ter motivado a resposta norte-americana.
Imagem: TASOS KATOPODIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images vi/AFP)