
Uma aposentada de 62 anos, residente em Blumenau, tornou-se a mais recente vítima de um golpe conhecido como “chupa-cabra”, que utiliza dispositivos ocultos e alterações em caixas eletrônicos para subtrair dados bancários, visando a clonagem de cartões e saques indevidos. O incidente alarmante ocorreu no último domingo (8), em uma agência bancária localizada no movimentado bairro Itoupava Norte.
A vítima, que se dirigia ao banco para um saque de rotina, foi levada até a agência por seu filho. Ao entrar sozinha no local, deparou-se com uma mulher que aparentava estar com dificuldades em outro terminal. Sem desconfiar de qualquer anomalia no equipamento que iria utilizar, a idosa inseriu seu cartão normalmente, quando, de repente, o cartão foi “sugado” pelo caixa e retido. “Não vi nada de diferente no equipamento e inseri o cartão normalmente e do nada ele foi sugado e ficou retido”, relatou a aposentada, visivelmente nervosa e sem seu celular naquele momento.
Foi então que a mulher que já estava no local se aproximou, oferecendo uma “ajuda” que, na verdade, era parte crucial da armadilha. A desconhecida prontamente ofereceu seu aparelho celular e discou um número 0800 que estava convenientemente colado no próprio caixa eletrônico – um número que, como se confirmaria mais tarde, era completamente falso.
Do outro lado da linha, um suposto atendente, com uma voz convincente, identificou-se como funcionário do banco. Em um show de manipulação, ele pediu dados pessoais da vítima, confirmou sua vestimenta e, em um pedido insólito, chegou a solicitar que ela desse “sete passos para a direita” sob o pretexto de identificá-la pelas câmeras de segurança. A aposentada, em meio ao pânico e à confusão, seguiu todas as instruções.
A falsa ligação se encerrou com a promessa de que o cartão seria disponibilizado para retirada na agência na manhã seguinte. Logo após o término da chamada, a mulher que havia emprestado o telefone deixou o local apressadamente. Ao retornar ao carro e narrar a estranha sequência de eventos ao filho, este imediatamente desconfiou da situação, correndo com a mãe para casa, em uma tentativa desesperada de evitar maiores prejuízos. A investigação do caso segue para identificar e capturar os responsáveis por essa sofisticada fraude.
Imagem: Ilustrativa