
O Festival Gastronômico & Cultural de Indaial 2025 deu um passo importante nesta segunda-feira (17), com a realização do primeiro encontro presencial entre organizadores e participantes. O evento, realizado no Galpão das Artes da FIC, reuniu representantes de estabelecimentos gastronômicos, produtores de insumos com Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina e entidades como a Turind (Associação de Turismo de Indaial), Sebrae/SC e a Prefeitura de Indaial. O vice-prefeito Jonas Lima e o representante da Turind, Ramon Wagner Bendlin, fizeram a abertura oficial.
Durante o encontro, foi anunciado o mote da quarta edição do festival: “Festim de Sabores Catarinenses”. O conceito remete a um banquete festivo, destacando a riqueza e diversidade dos produtos catarinenses com certificação IG. Segundo Tamara Legarrea, do Sebrae/SC, o evento busca valorizar ingredientes regionais e oferecer experiências culinárias autênticas, fortalecendo a identidade gastronômica local.
Seis produtores certificados e outros em processo de certificação participaram do encontro, apresentando seus produtos aos empresários. Paulo Roberto Lisboa Arruda, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, explicou o processo de certificação e a importância da Indicação Geográfica. Um sorteio definiu quais produtos serão utilizados pelos restaurantes na criação dos pratos exclusivos do festival, proporcionando conexões entre produtores e o setor gastronômico.
A edição de 2025 ocorrerá de 23 a 25 de maio, no Parque Municipal Jorge Hardt, repetindo o formato da “Alameda Gastronômica”, sucesso em 2024, que atraiu mais de 8 mil pessoas. O evento é organizado pela Prefeitura de Indaial, Turind e Sebrae/SC, com apoio da Fundação Indaialense de Cultura e CDL Indaial, promovendo a economia local e estimulando o turismo gastronômico.
Fonte e foto: Prefeitura de Indaial