
Ricardo Faria, dono da maior produtora de ovos do Brasil, afirma que sobretaxa inviabilizou vendas; empresa aposta em operação nos Estados Unidos para reduzir impactos.
A Granja Faria, sediada em Santa Catarina e reconhecida como a maior produtora de ovos do Brasil, anunciou a suspensão das exportações para os Estados Unidos devido à tarifa de 50% aplicada pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida, segundo o empresário Ricardo Faria, popularmente conhecido como o “Rei do Ovo”, tornou as vendas “inviáveis” no cenário atual.
O impacto da decisão é significativo, mas Faria lembra que, em maio deste ano, sua holding Global Eggs adquiriu a americana Hillandale Farms por US$ 1,1 bilhão. Essa compra estratégica permitirá compensar parte das perdas com a suspensão, por meio da produção e comercialização já estabelecidas no território norte-americano, mesmo que isso implique redução nas margens de lucro.
A decisão reforça as consequências diretas do tarifaço nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, especialmente para setores do agronegócio altamente dependentes do mercado externo.
Imagem: AENPr