
Ex-jogador assume interinamente o Portland Trail Blazers após prisão do técnico Chauncey Billups em operação do FBI.
O ex-pivô Tiago Splitter, de 40 anos, vai escrever um novo capítulo na história do basquete brasileiro ao se tornar o primeiro técnico do país a comandar uma equipe da NBA. Nascido em Blumenau (SC), Splitter foi nomeado treinador interino do Portland Trail Blazers após a prisão do técnico Chauncey Billups, detido nesta quinta-feira (23) em uma operação do FBI que apura envolvimento em apostas ilegais.
De acordo com informações da ESPN norte-americana, o brasileiro, que era um dos seis assistentes técnicos da equipe, foi escolhido pela diretoria para conduzir o time até uma decisão definitiva sobre o comando técnico.
Splitter chega ao posto após uma temporada de sucesso no basquete europeu. À frente do Paris Basketball, conquistou a Copa da França e a Liga Francesa de Basquete em 2024/2025, encerrando sua passagem pelo clube em junho, quando retornou à NBA para integrar a comissão técnica dos Blazers.
Primeiro brasileiro campeão da NBA — título conquistado em 2014 com o San Antonio Spurs —, Tiago Splitter construiu uma sólida trajetória dentro e fora das quadras. Além da passagem vitoriosa pelos Spurs, defendeu o Atlanta Hawks, o Philadelphia 76ers e o espanhol Baskonia, onde é considerado ídolo.
Após encerrar a carreira como jogador em 2018, iniciou sua trajetória como técnico no ano seguinte, com passagens pelo Brooklyn Nets (2019–2023) e Houston Rockets (2023–2024). Mais recentemente, integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira, ao lado de Aleksandar Petrovic, ajudando o Brasil a garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, após oito anos fora da competição.
Foto: Julien Mattia/Getty Images
TiagoSplitter #NBA #PortlandTrailBlazers #BasqueteBrasileiro #Esporte #HistóriaDoEsporte
