
A tecnologia de segurança da Oktoberfest Blumenau já mostrou resultado antes mesmo do início da festa. Um homem foragido da Justiça foi preso nesta quarta-feira (8) após ser identificado pelas câmeras de reconhecimento facial instaladas no Parque Vila Germânica, local que sedia o evento.
De acordo com a Polícia Civil, o sistema inteligente detectou o rosto do suspeito e, em poucos minutos, agentes foram acionados e realizaram a prisão. Contra o homem havia um mandado judicial em aberto.
O prefeito e delegado Egidio Ferrari comemorou o resultado da operação, destacando que o trabalho preventivo e o uso da tecnologia reforçam a segurança do evento:
“A festa nem começou e já tivemos a primeira prisão. Isso comprova a eficiência da nossa estrutura de monitoramento”, afirmou.
O novo sistema integra a chamada “muralha digital”, composta por câmeras de alta resolução, drones, inteligência artificial e parceria entre o Governo Municipal, Intelbras, Empresas Minister, Global Sonic e forças de segurança estadual.
Segundo Ferrari, a tecnologia permite identificar foragidos em tempo real, além de prevenir incidentes e garantir tranquilidade aos visitantes.
Imagem: Reprodução.