
Na manhã desta quarta-feira (1º), a tradicional Oktoberfest de Munique, maior festa da cerveja do mundo, precisou ser suspensa às pressas após uma explosão atingir uma residência na cidade alemã. O incidente resultou na morte de uma pessoa e deixou as autoridades em alerta máximo.
De acordo com informações da Deutsche Welle, além da explosão, uma van foi encontrada em chamas e a polícia local localizou artefatos explosivos em um prédio próximo ao ponto do incidente. Diante do risco, o evento foi fechado temporariamente e deve permanecer suspenso até pelo menos 17h do horário local.
As investigações também apuram uma possível ligação com o movimento Antifa, após a publicação de um manifesto no site Indymedia.org na mesma manhã. No texto, intitulado “Antifa significa ataque”, o grupo reivindica a autoria de ações violentas em Munique, incluindo a destruição de veículos de luxo e ataques direcionados a pessoas consideradas fascistas.
A Oktoberfest de Munique, que atrai mais de 6 milhões de visitantes todos os anos e serviu de inspiração para a versão realizada em Blumenau (SC), começou no último dia 20 de setembro e estava programada para seguir até o próximo domingo (5).
Imagem: Reprodução