
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na manhã desta terça-feira (13), um homem de 63 anos durante uma operação voltada ao combate de crimes contra animais, em Blumenau. A ação foi conduzida pela Delegacia de Proteção Animal (DPA) e resultou na apreensão de “chumbinho”, substância altamente tóxica e proibida, frequentemente utilizada para envenenamento de animais domésticos.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no bairro Testo Salto, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS). Durante a diligência, os policiais localizaram o veneno armazenado de forma irregular em uma garrafa pet e em um saco plástico, escondidos em diferentes cômodos da residência.
Além da substância tóxica, também foram encontrados um revólver calibre .22, munições de diversos calibres sem registro e uma armadilha artesanal usada para captura de animais. Diante do material apreendido, o morador foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições.
A operação é resultado de uma investigação que apura a morte suspeita de gatos na região. De acordo com a Polícia Civil, moradores relataram o desaparecimento de animais e o surgimento de gatos mortos com sinais compatíveis com envenenamento, o que levou à solicitação das medidas judiciais.
A Delegacia de Proteção Animal reforça que o uso de venenos para matar animais configura crime de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/98, com pena que pode chegar a cinco anos de reclusão quando se trata de cães ou gatos. O comércio e a posse do “chumbinho” (aldicarbe) são proibidos no Brasil desde 2012, por determinação da Anvisa.
Imagem: PCSC
